quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Qual foi a melhor contratação do futebol carioca em 2009?

Por Leonardo Resende

Como em todo começo de ano, o mercado da bola ferveu (e ainda está fervendo). Os times fizeram diversas contratações e hoje apresentarei aqui, aquelas que considero que foram as melhores feitas pelos cariocas até o momento.
FLAMENGO
Foi o time que menos contratou, apenas 5 jogadores até o momento (Dieguinho, Douglas, Willians, Zé Roberto e Everto Silva) e está perto de fechar com o 6º, o atacante Mota, ex-cruzeiro. Também tiveram os jogadores que voltaram de empréstimo que, ao meu ver, poucos deverão ser utilizados. De todas as novas aquisições, o destaque é Zé Roberto, que brilhou em 2007 com a camisa do Botafogo. O jogador que chega para assumir a camisa 10. O volante Willians e o zagueiro Douglas, ambos ex-Santo André também são boas apostas.
BOTAFOGO
Contratou um time inteiro de novos reforços, 11 no total, após confirmar a saída de 16 jogadores. Apesar de ter perdido peças importantes do elenco, como Jorge Henrique, Diguinho, Tulio e Lucio Flavio, o Botafogo apresentou bons reforços, com destaque para os atacantes Reinaldo e Victor Simões, que mesmo que formem uma dupla mais lenta que a anterior, apresentará um poder de finalização muito maior. No entanto, a grande aquisição do alvinegro é um velho conhecido da torcida, o zagueiro Juninho, que chega para assumir a braçadeira de capitão novamente e promete muita raça e, obviamente, gols de bola parada, um dos seus pontos fortes.

VASCO
Fez uma grande reformulação do elenco. Foi o clube carioca que mais contratou, trazendo até o momento 15 jogadores, mesclando caras conhecidas com outros atletas que ainda não possuem destaque no cenário nacional.
Porém, antes mesmo de contratar, podemos dar destaque ao fato de mandar jogadores como Edmundo, Jonilson, Jorge Luiz, Johnny e Odvan embora. Apenas esta atitude já é merecedora de aplausos.
Das novidades do elenco vascaíno, os mais conhecidos são jogadores técnicos, que sabem jogar, mas também causam muitos problemas. Leo Lima e Carlos Alberto chegam com a responsabilidade de criar as principais jogadas de ataque da equipe. Ambos são uma aposta arriscada, mas que podem até acabar dando certo. A dupla de armadores é o destaque das contratações do clube da Colina, que também pode apostar em Nilton (ex-Corinthians), Ramon (ex-Internacional) e Paulo Sérgio (ex-Grêmio), todos bons jogadores.

FLUMINENSE
Ao meu ver, foi o time que melhor contratou. Perdeu diversas peças importantes, como Thiago Silva, Washington, Junior Cesar e Arouca e repôs com peças à altura, se não melhores do que as que já estavam no elenco. Podemos destacar, dentre as 11 contratações feitas pelo tricolor das Laranjeiras, o lateral esquerdo Leandro, os volantes Jailton e Diguinho e, a principal delas, o atacante Leandro Amaral, ex-destaque do Vasco, que deixou um gostinho de quero mais nos torcedores do Fluminense após uma conturbada transferência em 2007. O ex-vascaíno chega para preencher a lacuna deixada pela saída de Washington.

E para você, leitor, qual foi a melhor contratação do futebol carioca em 2009? Deixe sua opinião.

Um comentário:

  1. Sem dúvidas o Leandro Amaral.
    E o fluminense repos quem perdeu nessa janela com um nível bem superior.
    Se lembre que quem deixou o Fluminense no meio do ano foram os grandes destaques, os que ficaram foram os de um nível abaixo ( obiviamente menos o Thiago Silva)

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui, ele é muito importante e é o que motiva a levar o Rio Futebol adiante.

Muito obrigado!!