sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Análise da segunda rodada do Carioca e expectativas para o futuro.

Por Leonardo Resende

Flamengo, Fluminense e Botafogo jogando mal, arbitragem cometendo erros grotescos, anulando gols legais, marcando pênaltis duvidosos e deixando de apitar outros claros, fazendo vista grossa para a pancadaria que come solta e bandeirinhas mais cegos que o Jatobá. Lendo assim, dá para perceber que, nessa segunda rodada do Carioca tivemos praticamente uma reprise da primeira, com uma única exceção: o Vasco.

A equipe de Carlos Alberto e cia não foi brilhante, mas jogou o suficiente para aplicar uma goleada de 4 x 0 no fraquíssimo time do Tigres e passou uma imagem bem melhor ao torcedor, que estava assustado após ver uma estréia horrenda, em que o time perdeu por 2x0 do Americano em São Januário. Porém, o que mais me chamou a atenção não foi nem o placar em si, mas sim os pés no chão do treinador Dorival Junior, que não se deixou levar pela onda de otimismo e declarou (com toda razão) que, apesar do bom resultado, o torcedor cruzmaltino ainda irá sofrer muito com o time, que ainda está se adaptando à sua filosofia de trabalho. Isso é extremamente interessante pois dá um banho de água fria naqueles dirigentes que adoram um oba-oba, que é a raça que mais existe no futebol Carioca. Boa Dorival!

Enquanto isso, o Flamengo mais uma vez passou um baita sufoco, jogou mal, mas venceu o Bangu por 2x1 de virada em jogo de arbitragem para lá de polêmica. Dois gols mal anulados (um para cada lado), dois pênaltis duvidosos marcados a favor do Fla, impedimentos mal assinalados e uma vista grossa para a violência revoltante, como no lance em que o defensor do Bangu distribuiu socos (isso mesmo, SOCOS!) no rubro-negro Airton e levou apenas cartão amarelo. O que vale destacar de positivo na equipe da Gávea é a postura ofensiva do time, que pressionou o Bangu o jogo inteiro, sem desistir jamais e conseguiu a virada apenas nos 5 minutos finais.
Marcelinho Paraíba, que entrou no decorrer do jogo, mudou a cara do time e foi o principal destaque individual da equipe. Enfim, jogou com vontade e raça, que é como um jogador que veste a camisa do Flamengo deve se portar.

O Botafogo novamente jogou apenas o feijão com arroz e venceu o Macaé por um magro 1x0 no Engenhão, gol de Victor Simões. Placar sem sal e, até certo ponto decepcionante, mas bem ou mal a equipe se manteve 100% da competição, ao lado do Flamengo e divide a liderança do grupo B com os rubro-negros.
Vale destacar que o Glorioso de 2009 é bem diferente daquele de 2008 que jogava um futebol vistoso, cheio de jogadas ensaiadas e se movimentava bastante. O atual é um time mais objetivo e sério que são duas caracteristicas de Ney Franco, que é um bom treinador e acho que tem tudo para fazer um bom trabalho à frente do Fogão.
O time está correndo por fora atrás do título. Deixo aqui um recado para todos, olho no Botafogo! É um bom time, que está sendo bem armado e tem tudo para chegar às finais, colocando água no chope de Flamenguistas e/ou Tricolores.

Falando em tricolores, o Fluminense é a equipe que ainda está devendo uma vitória aos seus torcedores (perdeu para o Cabofriense por 3x1 em Cabo Frio e empatou em 0x0 com o Madureira no Maracanã). O time das Laranjeiras foi aquele que fez as melhores contratações do futebol carioca na temporada e por isso é considerado, juntamente com o Flamengo, um dos favoritos ao título.
Elenco no papel há, basta colocar em prática e extrair o máximo dos jogadores para que, diferentemente dos anos anteriores (em que o Flu sempre contratava melhor, criava-se uma grande expectativa em torno do time, e no final era decepção certa) o Tricolor possa levar algum título importante para as Laranjeiras e se livrar dessa incômoda fama de time que não sai do papel e que nada, nada, nada e morre na praia.

E você, leitor, concorda? Deixe a sua opinião!

3 comentários:

  1. sim acho que o Fluminense vai reagir e vai sair dessa degola basta escalar um time certo pra competir,porque o Fluminense não é um time ruin é o melhor time carioca em contratações então ah tempo do Fluminense se organizar e ser um time competitivo igual ao vice-campeão da Libertadores 2008

    ResponderExcluir
  2. Pois é Léo, o Dorival sabe que ainda terá muito trabalho pela frente e que não pode se iludir com esse resultado. Mas foi positivo para levantar a moral depois de perder em casa para o Americano.
    o Bota jogou o Básico.
    o Flu mais uma vez decepcionou.
    E o Flamengo foi premiado pela insistência. o Bangu saiu na frente e recuou. No fim não suportou a pressão. agora realmente tiveram 2 gols mal anulados, pra mim o 1º penalti existiu e o 2º não. Agora o gol do Bangu tinha um jogador em impedimento e deveria ser invalidado. Além do cara que deu socos no Airton e só ganhou amarelo, um Absurdo! eu não sei se os árbitros fazem de sacanagem, são cegos ou ruins mesmo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. falou e disse leo!! Só queria acrescentar uma coisa.. O Jonathas não pode ser reserva do Fla. Concordo que o Marcelinho entro bem no jogo, mas o Jonathas tem um toque diferenciado, cadencia o jogo e é o único que sabe lançar com precisão.
    abraços e parabéns pelos seus comentários

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui, ele é muito importante e é o que motiva a levar o Rio Futebol adiante.

Muito obrigado!!