sábado, 24 de janeiro de 2009

Análise das estréias de Botafogo e Vasco no Carioca

Por André Belfort

Começou o Carioca 2009 e o esperado aconteceu, Botafogo e Vasco encontraram muitas dificuldades em campo, por falta de entrosamento e pela falta de condicionamento físico, muito comum em começo de temporada.

O Alvinegro derrotou o Boavista por 2 a 1, em Bacaxá, num jogo repleto de polêmica e com um gramado horroroso onde quem se destacou no time da capital, foi o estreante Maicosuel, autor de 2 gols, que deram os 3 primeiros pontos para o Glorioso. Do lado do Boavista, uma grata surpresa, o jovem Tony, autor de um golaço de fora da área e mostrando um toque diferenciado no meio campo, sempre levando à loucura a marcação botafoguense.

Outro destaque da partida, foi o árbitro Marcelo e Souza Pinto, mas pelo lado negativo, já que só fez lambança. Anulou um gol legal do Boavista, marcando um empurrão inexistente do zagueiro Peçanha que subiu para cabecear, sem tocar em ninguém e fez o gol legítmo. O juiz ainda, por muito pouco, não prejudicou mais o time de Saquarema, validando um gol do Botafogo, em que a bola entrou pelo lado de fora, furando a rede. No momento, o árbitro correu para o meio, porém foi alertado pelo seu auxiliar e por todos os jogadores do Boavista, assim correu até o gol, viu a rede furada, mas mesmo assim continuou validando a irregularidade, ignorando a todos, que viram que o lance não valeu. Somente quando o quarto árbitro, ao ser informado pela televisão do erro que o juiz cometera e da encrenca em que o quadro de arbitragem poderia se meter, chamou novamente o juiz, que ai sim, corretamente, invalidou o gol.

Acredito que, apesar da vitória, o time do Botafogo deixou uma pulga atrás da orelha de seus torcedores, pois não apresentou um bom futebol, errou muito, foi ajudado pela arbitragem e só venceu a partida nos acréscimos, com um gol de cabeça de Maicossuel, que na minha opinião, ao lado de Renan, Juninho e Leandro Guerreiro, são os únicos que de fato que ganharam a titularidade no time.

O Vasco recebeu, em São Januário, o Americano, com a presença de um bom público, que foi prestigiar e conhecer seu novo time, treinado pelo também estreante, Dorival Júnior, mas a primeira impressão que o time passou para a torcida, não foi nada positiva. Faltou entrosamento, qualidade, organização, e o que se viu em campo, foi um time dominado na maior parte do tempo, tanto que antes da equipe de Campos fazer o primeiro gol, já havia mandado uma bola na trave além de uma grande defesa do goleiro Tiago, num chute de fora da área, que tinha endereço certo.

Durante os noventa minutos de jogo, o que pude observar do time da Colina, é que Dorival Júnior terá muito trabalho para armar o time e almejar algo neste campeonato. O goleiro Tiago, apesar de duas boas defesas, quase entregou o ouro, chutando a bola nos pés dos jogadores do time Americano, que por pouco não complicaram ainda mais a já turbulenta vida do Vasco.

A dupla de zaga, composta por Fernando e Titi, foi muito lenta e, na maioria da vezes, foi envolvida pelo rápido ataque do adversário. O meio campo, teve um sonolento Léo Lima, que, ao invés de ser objetivo, todas as vezes que pegava na bola, queria lançar de três dedos, sendo que num destes lances, se contundiu e foi substituído, cena que foi até engraçada. O ataque foi totalmente nulo, o jovem Pimpão ficou perdido em campo, não conseguindo levar vantagem em nenhum lance, portanto ficou devendo, já que criaram muitas expectativas sobre o seu futebol devido à declarações dadas pelo próprio jogador. O único destaque positivo da equipe, ao meu ver, foi Carlos Alberto, que enquanto teve fôlego e atuou no meio campo, tentou organizar o time, quase fez dois gols, sendo que um foi salvo pelo zagueiro em cima da linha, porém faltou alguém para encostar com ele e que tivesse a mesma inspiração.

Pelo lado do time do Americano, destaco os habilidosos Ernani e Éberson, autor de dois belos gols, que a todo o momento deixavam os vascaínos desesperados, tamanha vantagem que levavam em campo, criando inúmeras oportunidades de gol. Pela estréia, parece que será um time que dará muito trabalho para os grandes, principalmente quando jogar em Campos.

Portanto, como esperado, tanto Botafogo quanto Vasco, que reformularam praticamente seus elencos praticamente inteiros, tiveram muitas dificuldades na estréia da Taça Guanabara e pelo que foi visto neste sábado, seus treinadores terão muito trabalho para armar seus time e suas respectivas torcidas deverão ter muita paciência até isso acontecer, pois os times ainda precisam se aprimorar física e tecnicamente além de adquirir entrosamento.

E vocês leitores, o que acharam da estréia de Vasco e Botafogo?

Um comentário:

  1. É meu caro André, Bota ganhou mas o futebol apresentado foi pequenininho! Já O Vasco prefiro nem comentar... só posso considerar lamentável a estreia.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui, ele é muito importante e é o que motiva a levar o Rio Futebol adiante.

Muito obrigado!!