segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Fla e Flu são favoritos?

Por André Belfort

Neste fim de semana os quatro grandes do futebol carioca, jogaram amistosos e todos venceram. Destaque para a dupla Fla-Flu, que ganharam seus respectivos jogos, além de ter uma boa exibição. O Fluminense, no sábado, enfrentou o Coritiba, fora de casa e venceu por 1 a 0, gol do jovem Tartá.. O Flamengo venceu o Tupi-MG, por 4 a 1, na Granja Comary, com direito a gol do xodó Obina e do novato Willians, autor de uma pintura de gol, com pedalada, tabela e ótima finalização, no ângulo. O Botafogo venceu o desconhecido Leme, da terceira divisão do futebol do Rio, por 2 a 0 com gols dos estreantes Reinado (pênalti) e Victor Simões. O Vasco fez também neste domingo um jogo treino contra a Desportiva-ES e venceu por 1 a 0, com gol do zagueiro Titi.

Flamengo e Fluminense, neste começo de temporada, saem em vantagem em relação a Vasco e Botafogo, pelo menos na Taça Guanabara, já que mantiveram a base de 2008. O Fluminense, apesar de perder alguns jogadores importantes (Thiago Silva, Arouca, Júnior César e Washington), conseguiu ótimas peças para reposição (Leandro, Diguinho, Jaílton, Leandro Domingues, Leandro Amaral e Roger), além de manter seu maestro do meio campo, o argentino Darío Conca. Assim, já deixou seu cartão de visitas, em Curitiba, derrotando o Coxa Branca, que sem dúvida, foi o adversário mais competitivo, entre os os 4 enfrentados pelos times cariocas neste fim de semana de amistosos. Jogar com um time de primeira divisão, do futebol brasileiro, fora de casa e vencer, dá moral e confiança a sua torcida.

O Flamengo, último time dos 4 a se apresentar, manteve a base que terminou na quinta colocação do Brasileiro 2008 e começou a semana fazendo bons coletivos . Apesar de enfrentar neste domingo, o frágil Tupi, o time venceu e convenceu. Com o time titular jogando apenas os primeiros 45 minutos, venceu por 3 a 0, ainda sem a presença de Zé Roberto, recém contratado. E pelo que foi visto em campo, percebe-se que Cuca conhece muito mais de futebol do que Caio Junior, ex-treinador e muito criticado. O desempenho dos titulares e a nova armação tática, são bons motivos para sua torcida acreditar no tri campeonato. Cuca puxou o experiente Marcelinho Paraíba para o meio, posição onde ele mesmo afirma render mais e colocou o rápido Everton no ataque, jogando mais aberto fazendo dupla com Juan pelo lado esquerdo. Acredito que Everton deva perder a posição para o Zé Roberto, quando este estiver preparado para jogar.

Já a dupla Vasco e Botafogo trocaram praticamente todo o seu elenco, por isso acredito que saiam um pouco em desvantagem, pois ainda precisam de entrosamento, seus técnicos ainda tem que definir os titulares e ainda os novos contratados terão que ser testados, para saber se sentirão o peso das camisas. Mas tudo isso é só teoria, pois além da tradição, da raça, do apoio das torcidas, aliados a sistema tático e um pouco de sorte, que sempre é importante, os alvinegros cariocas possuem grandes condições de serem campeões, e desbancar o favoritismo da dupla Fla-Flu.

Também não posso esquecer, os times de menor investimento, que começaram a treinar bem antes dos 4 e com isso, estão melhor preparados fisicamente, e diferentemente do ano passado, jogarão também em seu campos, os chamados alçapões, que sempre são um terror para diversos times grandes, não raramente, costumam ser surpreendidos quando jogam nos estádios dos times menores.

E vocês? Acreditam no favoritismo da dupla Fla-Flu?

Um comentário:

Deixe o seu comentário aqui, ele é muito importante e é o que motiva a levar o Rio Futebol adiante.

Muito obrigado!!