domingo, 29 de março de 2009

A vingança, a consistência e a estrela.

Por Leonardo Resende

Nesse sábado com cara de domingo, Flamengo, Vasco e Fluminense brilharam contra Resende, Volta Redonda e Botafogo respectivamente, e novamente deixaram claro a superioridade dos quatro grandes no Carioca 2009 (com excessão do clássico). Vamos às análises da rodada.

Após ser derrotado de forma traumática na semi-final da Taça Guanabara, o Flamengo deu o troco e derrotou o Resende por 4x0 no Engenhão. O que vale destacar nessa partida foram os dois gols marcados por Josiel (novo xodó da torcida), que se igualou à Bruno Meneghel na artilharia do campeonato carioca com 11 gols, e o empenho e vontade demonstrados pelo rubro-negro desde o início do jogo.
Ao que parece, o último duelo entre os clubes deixou cicatrizes no time da Gávea, que entrou em campo disposto a dar o troco e aplicar uma goleada histórica, que só não aconteceu porque o Fla desperdiçou inúmeras oportunidades ao longo dos 90 minutos (incluindo duas bolas na trave). Os comandados de Cuca buscaram o ataque o tempo todo e foram premiados.
Os torcedores, pela primeira vez no ano, saíram do estádio satisfeitos. Ver o rubro-negro jogando 100% do tempo no ataque e só não goleando por culpa do acaso fez bem ao time e à imensa massa rubro-negra. O elenco e os adeptos ganharam confiança e deram força ao clube, que novamente entrou no páreo pelo título de campeão Carioca.
Apesar de muitos acharem o contrário, posso afirmar que o Flamengo não está morto, é bom abrir o olho!

Já pelo lado do Vasco, nenhuma grande novidade. Se faltou técnica, sobrou disposição, raça e união do time. Jogando sempre buscando o ataque, o Gigante da Colina derrotou o Volta Redonda por 5x3 no estádio da Cidadania, com destaque para o estreante Enrico, autor de dois gols.
Vale destacar no time de Dorival Junior, o fato de todos os jogadores serem unidos e terem sempre o mesmo objetivo em comum: a vitória. Com exceção do Léo Lima (sobre quem nem prefiro comentar), não há individualismo nem firulas por parte dos jogadores, que sempre preferem o estilo de jogo simples e eficiente.
Se no começo do campeonato todos consideravam o Vasco um azarão, agora o clube de São Januário entra de vez na disputa pelo título de campeão carioca, contrariando e calando a boca de todos que duvidaram da capacidade do time, se classificando de forma antecipada para a segunda fase da Taça Rio..

No clássico vovô, Botafogo e Fluminense apresentaram um futebol abaixo do esperado no chuvoso Maracanã. O alvinegro saiu na frente com Maicosuel, cobrando pênalti de forma polêmica e com o tricolor virando o jogo em menos de 10 minutos e com um jogador a menos (o terrível zagueiro Edcarlos).
Novamente brilhou a estrela do técnico Carlos Alberto Parreira que, além de apostar nos garotos Alan e Maicon, que mudaram o panorama da partida, que parecia favorável à equipe de Ney Franco, está fazendo o argentino Darío Conca, autor do gol da vitória, reencontrar o seu melhor futebol, que parecia estar perdido durante a era René Simões.
Com o resultado, o clube das Laranjeiras fica em situação confortável na tabela, enquanto o Fogão ainda continua disputando com Flamengo, Macaé, Bangu e Friburguense a vaga nas semifinais da Taça Rio.

*************************************************************************************

Deixando o futebol um pouco de lado e indo para as pistas, não há como não ficar surpreso (apesar dos treinamentos indicaram o contrário) com o resultado do GP da Austrália de Fórmula 1, o primeiro da temporada de 2009.
Jenson Button (1º) e Rubens Barrichello (2º) fizeram uma dobradinha histórica pilotando os carros da estreante equipe Brawn, deixando McLarens e Ferraris chupando dedo.
Aí pergunto a você, caro leitor, depois de tantos anos na categoria, será que agora o Rubinho deslancha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui, ele é muito importante e é o que motiva a levar o Rio Futebol adiante.

Muito obrigado!!