terça-feira, 5 de maio de 2009

O adeus do capitão

Leonardo Resende

Fez-se muito alarde, mas no final das contas todos sabiam que Fábio Luciano já tinha batido o martelo quanto à sua aposentadoria após a decisão do Campeonato Carioca. A torcida, os jogadores, dirigentes e até parte da imprensa tentaram o convencer do contrário, mas o camisa 3 do Fla já estava certo do que queria. A hora de pendurar as chuteiras havia chegado.

Dono da braçadeira de capitão desde que chegou ao clube, no meio de 2007, Fábio Luciano chegou à Gávea e logo conquistou uma vaga no coração do torcedor rubro-negro. Primeiro por sempre jogar com muita raça e disposição como manda o script de quem veste o “manto sagrado”, fazendo, inclusive, muitos adeptos o chamarem de o novo Rondinelli e, segundo, por dar jeito em uma zaga que era catastrófica (os flamenguistas sentem até um arrepio ao lembrar dos zagueiros Irineu, Thiago Gosling e Moisés, que se revezavam entre os titulares) e ainda conseguir transformar o setor defensivo em um dos mais fortes do time, como é até hoje.

Fora das quatro linhas, o zagueiro também deixou sua marca. Respeitado por todos dentro do clube (do porteiro ao presidente), Fábio Luciano era o lider do elenco. Era ele quem reivindicava junto à diretoria, cobrava os direitos dos jogadores, dava “a cara à tapa” para a imprensa e torcedores e sempre representou o clube sempre com muita dignidade e humildade, característica essenciais a um líder.

Creio que o camisa 3 parou na hora certa. Campeão, com a torcida gritando seu nome em um Maracanã lotado e idolatrado pelos companheiros de clube. Prolongar o fim da carreira até fim da Copa do Brasil seria um tiro no escuro. Já imaginou se o Flamengo for eliminado na partida de amanhã contra o Fortaleza, no Ceará? Seria o último jogo do capitão. Com certeza não teria o mesmo glamour e a mesma festa. O capitão também foi inteligente ao escolher a data de pendurar as chuteiras, encerrou a carreira por cima, com título e sai da Gávea da mesma maneira que entrou: pela porta da frente e muito festejado.

Se ele irá voltar ao clube para exercer alguma outra função, só o tempo dirá, agora é deixar o xerife curtir o merecido descanso e dar créditos aos garotos que chegam para preencher a lacuna deixada por ele na zaga ao lado de Ronaldo Angelim.

2 comentários:

  1. esse ai eh o kra do flamengo, chegou e mostrou a q veio e deu um jeito na nossa zaga q nao vinha sendo boa desde da epoca de juan e gamarra akela inesquecivel dupla de zagueiros... talvez hj nao tenhamos uma feito akela, mas 90% tinhamos... agora eh ver qm vai entrar no lugar, axo q a diretoria tinha q aproveitar a vontade de fabio luciano querer seguir como algum cargo de dirigente e pedir a ele conselhos sobre jogadores... pq o kra nao so sabe dentro de campo, o kra fora das 4 linhas eh o kra

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida alguma o Fábio é um excelente zagueiro, desde os tempos de corintians,´´e uma grande perda para o flamengo, que mais uma vez tem a possibilidade de conseguir algo no brasileiro, ou manter sua mediocridade no brasileirão..o que é mais certo.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui, ele é muito importante e é o que motiva a levar o Rio Futebol adiante.

Muito obrigado!!