terça-feira, 26 de maio de 2009

Obina fara falta ao Fla?

Leonardo Resende

É engraçado como no futebol céu e inferno andam tão próximos. Obina que o diga. Já tido como xodó, iluminado, melhor que Eto’o entre outras, o atacante deixou ontem a Gávea pela porta dos fundos, sem deixar um pingo de saudade no seu torcedor, e acertou com o Palmeiras.

Analisando bem friamente, podemos dizer com precisão que Obina sempre foi mais personagem folclórico do que jogador. Roliço, desengonçado, atrapalhado e extremamente carismático, o baiano acabou ganhando a simpatia gratuita da maior parte da torcida rubro-negra, mesmo sem corresponder em campo. Por diversas vezes os flamenguistas se irritaram com os seus lances esdrúxulos, mas no dia seguinte, estavam lá gritando o nome do antigo xodó. Até mesmo quando a seleção brasileira jogou no Rio de Janeiro, ele foi lembrado...

Não posso ser injusto e dizer que ele nunca fez nada importante pelo clube, pois é mentira. Obina já marcou muitos gols decisivos pelo Flamengo (em 2005 contra o Paraná, livrando a equipe carioca do rebaixamento, em 2006 marcando na final da copa do Brasil e em 2008 nas finais do Carioca) e sempre que jogou, mostrou muita luta e disposição (mesmo que na maioria das vezes isso acabasse mais atrapalhando do que ajudando).

Porém, a fase atual é negra. Um breu para dizer a verdade. São mais de 6 meses sem marcar um gol sequer, dois pênaltis perdidos, trapalhadas atrás de trapalhadas, a massa rubro-negra sem um pingo de paciência, críticos caindo em cima, uma briga cada vez mais acirrada com a balança e a chegada de Adriano. Todos esses fatores foram fazendo com que o torcedor fosse esquecendo Obina (até mesmo Josiel já foi apontado como novo xodó!), que já demonstrou há tempos que estava precisando respirar novos ares e começar do zero.

Agora, é impossível não ficar supreso com a transferência de ex-camisa 18 para uma equipe de ponta como o Palmeiras. Ontem ao ler a notícia, custei a acreditar. Pensava que Obina iria parar em uma equipe de menor expressão como Avaí, Barueri, Coritiba, Vitória e etc (sem desmerecer estes times).

Tudo o que posso desejar é boa sorte ao alviverde e ao Luxemburgo, que terá um senhor trabalho para fazer o gorducho baiano voltar a jogar bola. Se bem que pelo histórico (Léo Lima, Lenny entre outros), o Wanderley já mostrou adora pegar essas bombas....


2 comentários:

  1. A saída do Obina era mais do que desejada mas pegou todos de surpresa ao saber que o Luxemburgo aposta nele. O que a gente torce é que ele re-aprenda a jogar bola

    ResponderExcluir
  2. Obina vai fazer falta ao Flamengo somente pelo "folclore" que a torcida criou ao redor dele. Há muito tempo seu futebol estava bem aquém de qualidade (se é que um dia mereceu vestir a camisa rubro-negra) e, se ele não rende mais, é melhor se desfazer.

    O jogador teve inúmeras oportunidades durante estes cinco meses nos quais ficou sem fazer gol. Mas, agora, no Palmeiras, é capaz dele melhorar: Luxemburgo é mestre em melhorar atletas. Acabei citando isto em meu post de terça-feira em "O tempo e o placar...". Fique à vontade para comentar:

    http://otempoeoplacar.blogspot.com/2009/05/o-novo-trabalho-de-luxemburgo.html

    Abraços,

    Vinícius Faustini

    www.otempoeoplacar.blogspot.com

    www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

    www.emocoesrc.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui, ele é muito importante e é o que motiva a levar o Rio Futebol adiante.

Muito obrigado!!