terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Os comandantes para 2009

Por Thiago Veras
Dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, duas equipes trocaram de treinador para a temporada de 2009.

A começar pelo Vasco da Gama que mudou de técnico após o trágico fim no Campeonato Brasileiro, que culminou no rebaixamento para a Série B. O clube contratou Dorival Júnior em substituição a Renato Gaúcho. Renato assumiu o comando da nau cruzmaltina no dia 18 setembro, restando 13 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro com o discurso de que o Vasco não cairia para a 2ª divisão. Sob seu comando os vascaínos conquistaram 4 vitórias, dois empates e sete derrotas, um aproveitamento de apenas 35%. O treinador não conseguiu atingir seus objetivos e o Vasco pela primeira vez sucumbiu de divisão. Dorival assume o time em um momento delicado, de profunda reformulação, com uma enorme responsabilidade pela frente: reconduzir o Vasco à elite do futebol nacional. Apesar de ser novo no cargo, apenas cinco anos exercendo a função, o ex-estagiário de Muricy Ramalho, fez bons trabalhos por onde passou. Campeão estadual com o Figueirense (2004), Fortaleza (2005), Sport (2006), Coritiba (2008), vice-campeão paulista com o São Caetano (2007) eliminando o todo poderoso São Paulo. Enfim, uma carreira curta, porém vitoriosa. É apostando nesse retrospecto que o torcedor vascaíno sonha em voltar a ver um time vencedor como foi em toda sua história.

Arqui-rival do Vasco, o Flamengo também mudou de treinador para o próximo ano. Saiu Caio Júnior e entrou Cuca. A relação de Caio Júnior com o Rubro-Negro foi de amor e ódio. No início do Brasileirão o Flamengo era o líder e dava a impressão que não deixaria o título escapar. Foram 10 rodadas na liderança e o antigo treinador caiu nas graças do torcedor e de toda a diretoria, que fez de tudo para mantê-lo na Gávea. Caio Junior recebeu uma excelente proposta do mundo árabe, quase que irrecusável, mas para conter o êxodo do treinador o Flamengo fez um novo contrato aumentando de forma considerável o seu salário. Inclusive, chegou a ser comentado que ele ficaria até o final da carreira no clube e depois ocuparia o cargo de diretor de futebol. Tudo isso caiu por terra! O intelectual, o estrategista teve que deixar a Gávea pela porta dos fundos com medo da reação dos torcedores insatisfeitos com a queda de rendimento da equipe. De possível campeão a 5ª colocação e a conseqüente eliminação da Copa Libertadores da América. Caio acabou se transferindo para o Vissel Kobe do futebol Japonês. E quem assumiu? Cuca. Treinador identificado com o torcedor Alvinegro. Até o momento os times que foram comandados por ele sempre ficaram marcados por jogarem bonito, apresentarem um futebol vistoso e de grande qualidade técnica. Mas, todos esses fatores não são sinônimos de títulos e eficiência. No Botafogo foram 2 vice-campeonatos cariocas perdendo justamente para o Flamengo na finalíssima. Esta será a segunda passagem de Cuca pelo Fla. Na primeira, o treinador deixou o clube em litígio com integrantes do atual departamento médico e com o volante Jonathas, com quem quase chegou às vias de fato.

Já Botafogo e Fluminense mantiveram seus treinadores. No Alvinegro de General Severiano Ney Franco permanece após uma temporada instável. Vice-campeão carioca, eliminação na fase semifinal da Copa do Brasil para o Corinthians na disputa por pênaltis e 7ª colocação no Campeonato Brasileiro. Esperava-se bem mais de um time que tinha André Luiz na zaga, Triguinho na lateral esquerda, Túlio, Diguinho e Lúcio Flávio no meio Campo e Jorge Henrique no ataque. Quando renovou o contrato Ney Franco foi avisado pela nova diretoria que vai contar com um elenco em 2009 bem mais modesto, sem grandes estrelas, já que a situação financeira do clube não é das mais favoráveis.

O Fluminense vai de Renê Simões. Renê assumiu o time em uma situação complicadíssima, com grandes possibilidades de rebaixamento e deu a volta por cima livrando o clube de mais um descenso. O que seria “um dos maiores micos da história do futebol”, um time que começa a temporada apelidado de máquina tricolor, com Fernando Henrique, Gabriel, Thiago Silva, Luis Alberto e Júnior César; Ygor, Arouca, Conca e Thiago Neves; Washington e Leandro Amaral, dando ao luxo de ter o atacante Dodô no banco de reservas, ao final do ano ser rebaixado para Série B. Renê Simões chegou ao tricolor na vaga deixada por Renato Gaúcho, grande responsável por esse fracasso. Renato afirmou em entrevista coletiva durante a final da Copa Libertadores que o título Sul-americano estava garantido e que o Fluminense iria “brincar” no Brasileirão. O tiro saiu pela culatra. O Flu foi derrotado pela LDU nos pênaltis, em pleno Maracanã lotado, além de acumular na seqüência seguidos insucessos na competição nacional. Do time que citei acima somente três atletas estarão no grupo para 2009, o goleiro Fernando Henrique, o zagueiro Luis Alberto e o apoiador argentino Darío Conca. Renê terá que começar do zero e montar uma nova equipe que devolva ao torcedor do Fluminense a esperança de brigar por títulos no cenário estadual, nacional e até mesmo internacional.

Fica aqui uma pergunta para os nossos amigos internautas que acessaram nosso blog: Qual desses treinadores terá mais sucesso em 2009 à frente de suas equipes?

5 comentários:

  1. Dorival Jr. é o mais provavel que dê certo, pois o foco do Vasco é subir em 2009, e os considerados grandes subiram com elenco estruturado e dando tempo para que o técnico obtenha resultados....em tese o Vasco vai repetir os exemplos de Palmeiras, Botafogo e recentemente Corinthians. Os focos de FLA Flu e Bota são mais difíceis (de repente uma vaga na Libertadores) do que o Vasco que é subir.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com o comentário acima, acho que o Dorival Junior é o que dará mais certo.
    Mas, apesar disso, creio que os quatro clubes grandes do Rio estão bem servidos de técnicos. Todos são jovens, possuem grande potencial e conhecimento técnico e tático.

    ResponderExcluir
  3. O Vasco precisava passar por uma provação para que os "olhos" dos dirigentes finalmente fossem abertos. O time vem se arrastando no cenário nacional por muito tempo e a consequente queda para segunda divisão foi merecida! Não podemos culpar o atual presidente, Roberto Dinamite, pois herdou uma admnistração podre de Eurico Miranda, principal vilão nesta trajetória fatídica. Como vascaíno descrente que me tornei, espero que a partir de 2009 as coisas comecem a mudar para melhor. Solicitações ao meu amigo Thiago por este artigo muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  4. na minha opinião a contratação do Dorival Junior foi a melhor possivel dentro das possibilidades do Vasco e do que estava disponivel no mercado.
    O flamengo se manteve na mesma trouxe um tecnico que ate hoje fez bons trabalhos mas nao tem titulo de expressao, e nao parece ter muito comando sobre grupos aparentemente rachados ainda mais num clube com grandes turbulencias que é o flamengo.
    O botafogo perdeu os principais jogadores , vai ter uma folha salarial muito reduzida , tendo portanto uma expectativa pessimista para o proximo ano apesar de ter o bom tecnico Nei Franco no comando.
    O fluminense tambem perdeu jogadores muito importantes da campanha de 2009 como o atacante artilheiro Washington, thiago silva, junior Cesar alem de ja ter perdido Thiago Neves grande destaque do time.
    Portanto na minha opinião 2009 sera um ano que tem tudo para ser muito dificil para os times cariocas.

    ResponderExcluir
  5. Vou discordar dos amigos...não acho que será ão facil para o vasco que se acostumou aos "mandos e desmandos" do Sr Eurico Miranda...se o vasco não montar um time de acordo com o campeonato...sei não...O Flamengo enquanto viver das "fanfarronices" de seus dirigentes viverá num "eterno carnaval" e continuará na mesma balada...
    O que dizer do Botafogo...'Tem coisas que só acontecem ao Fogão" é algo muito ilusório...tinha uma boa base...pois é...TINHA...
    E o Flu...depois dessa "debandada" dos jogadores...o que há pra se dizer...
    não adianta ficar lamentando pq São Paulo tem um campeonaato forte e que os clubes usam o mesmo como uma pré temporada para o Campeonato Brasileiro...em SP se respeita os clubes pequenos e os mesmo dão trabalho aos grandes...tanto que alguns "pequenos" já foram campeões por lá...falar o que do Rio ?
    Subiram 3 clubes para o próximo campeonato Brasileiro de SP...vai dizer que isso é sorte ?

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui, ele é muito importante e é o que motiva a levar o Rio Futebol adiante.

Muito obrigado!!