sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A Diferença: parte 2

Por André Belfort

Na matéria passada, comentei sobre a diferença de organização dos clubes do Rio e de Sampa. Mas isso também é um reflexo da desorganização e falta de visão da federação Carioca. Logicamente, como tudo na vida, o aprendizado vem de casa. Nossos atos no dia a dia, normalmente são reflexos do que fazemos e aprendemos nas nossas casas.

Mais um exemplo que o futebol paulista está dando um banho no nosso, é a forma de disputa dos campeonatos regionais. Enquanto os paulistas já adotaram o sistema de pontos corridos, como o do brasileirão, nós cariocas ainda estamos com o mesmo e velho sistema, onde já sabemos que os quatro grandes lutarão pelo título e os demais serão meros coadjuvantes. Com isso, em seis anos de Brasileiros com pontos corridos cinco títulos ficaram em São Paulo e nenhum na cidade maravilhosa.

Outro exemplo do massacre, além de elenco, estrutura, organização, é o fato de no futebol paulista, os clubes saberem que o Paulistão é uma preparação para a temporada, portanto todos, até os de menor investimento já se preparam para as disputas que virão durante todo ano, revelam jogadores, técnicos e até mesmo novos clubes, que antes eram desconhecidos.

Aqui, (como pode ser conferido no post do Thiago Veras, abaixo) os menores apresentam ex-jogadores em atividade como, Ziquinha, Djair, Válber, Viola, Júnior Baiano, Sérgio Manoel entre outros, como está. Alguns estavam disputando o Showbol, outros jogando num país desses ai, que futebol é o vigésimo esporte praticado.

Onde está a Federação do Rio de Janeiro para defender os interesses dos nossos clubes? Cadê o Governo e a Prefeitura? Lembro, que num determinado ano a federação de São Paulo, colocou alguns jogadores no auge de suas carreiras, nos times paulistas, como forma de incentivo e para dar mais visibilidade ao campeonato, posso citar como exemplo o Marcelinho Carioca, que agora é praticamente paulista, que neste ano foi para o Santos, com salários pagos pela Federação.

Tive a oportunidade de morar e conhecer outros Estados do Norte do Brasil e presenciei a grande massa de torcedores, que realmente são fanáticos pelos times cariocas. Nosso futebol ainda é uma grande potência de torcida, mas estamos perdendo espaço para os clubes de São Paulo. Parabéns para eles, porém não podemos nos dar por satisfeitos e ver a cada ano aumentar a diferença de estrutura entre os dois estados. Tá na hora de mudar, aprender, antes que seja tarde!

Acho válido os campeonatos regionais, mas cá entre nós, estão ficando sem graça, principalmente o do Rio de Janeiro. Sem grandes jogadores, com torcida presente apenas nas finais, jogos somente no Maracanã, Engenhão e São Januário (fato que prejudica os pequenos, que não podem contar com uma das poucas armas que tem para derrubar os times grandes, os chamados “alçapões” e, porque não dizer, na maioria das vezes sem os tradicionais América e Bangu, este último de volta a série A do Cariocão, porém já foi vice Brasileiro num saudoso campeonato, onde os grandes do Rio davam show.

Nessa época, o Campeonato Brasileiro, contava com seis cariocas na elite do futebol (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, América e Bangu), mas no próximo ano, teremos apenas três, contra seis paulistas (São Paulo, Palmeiras, Santos, Corinthians, Santo André e Barueri), sendo que os dois primeiros citados, também estarão na Libertadores.

Eu como carioca, apaixonado pelo futebol não agüento mais ver isso. E vocês?

Um comentário:

  1. É o que eu disse no post do Thiago. Para os times pequenos, é até bom contratar estes figurões, pois, mesmo que nao estejam nas melhores condições, eles trazem algum marketing e experiencia ao elenco. O grande lance mesmo, é terem tirado os alçapões dos times pequenos. Quantos times grandes já não sofreram para vencer o Bangu em Moça Bonita, ou o Volta Redonda no Raulino de Oliveira, o Olaria na Rua Bariri... realmente esse campeonato carioca é uma piada... de mau gosto!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui, ele é muito importante e é o que motiva a levar o Rio Futebol adiante.

Muito obrigado!!