quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Organização e planejamento, essa é a diferença

Por André Belfort

Infelizmente, a diferença entre os clubes do Rio e os de Sampa são muitas, principalmente no que se trata de organização e planejamento. Enquanto os Cariocas perdem tempo com lamentações, especulações e picuinhas, os paulistas agem, planejam, se movimentam no mercado, tornando seus times cada vez mais competitivos.

O São Paulo, atual tri-campeão já confirmou as contratações de Wagner Diniz (Vasco), Renato Silva (Botafogo), Eduardo Costa (Grêmio), Washington e Júnior César (Fluminense). Além disso, manteve base campeã e ainda está se mexendo atrás de novos jogadores, todos escolhidos a dedo pelo excelente técnico Muricy Ramalho, que exerce tal função há três anos. Destes jogadores já contratados, lembro que três eram titulares de times do Rio, que não tiveram competência de mantê-los e saem enfraquecidos para 2009.
O Corinthians, além da grande jogada de marketing na contratação de Ronaldo, que renderá muito dinheiro aos cofres do clube, levou também do Rio de Janeiro, Jorge Henrique, Túlio, Morais (no meio do Brasileirão de 2008) e também manteve a base. Em relação ao Ronaldo, nem comento sobre “a traição” ou como este atleta renderá dentro de campo, mas esta grana que entrará lá no Parque São Jorge, bem que poderiam vir para a Gávea. Sem contar, que o timão veio e se reforçou de Cristian (Flamengo) e Morais (Vasco) em pleno campeonato.
O Santos, também não teve dó, pegou Madson (Vasco) e Lúcio Flávio (Botafogo), o principal articulador e capitão do Botafogo. Será que rolou tanto dinheiro assim para o Vasco e Botafogo não conseguirem segurá-los? O garoto Madson dava o sangue dentro de campo e era uma das poucas exceções do medíocre elenco vascaíno, fato reconhecido, inclusive, por sua torcida.

O Palmeiras ainda não tirou nenhum jogador do Rio, e espero que não fique com nenhum, até porque não sobraram muitos, mas já contratou Cleiton Xavier (Figueirense) e Marquinhos (Vitória), jogadores que se destacaram no Brasileirão, sendo que essas contratações foram anunciadas durante o campeonato, pois seus dirigentes estavam antenados no mercado e fazendo planejamento para 2009.

Enquanto isso, os nossos dirigentes planejavam festa do hexa, outros discutiam quem seria o culpado num eventual rebaixamento, alguns sabendo que iriam perder peças fundamentais do elenco programavam festa de despedida de atleta. O time do Palestra, conseguiu manter seu técnico, um grande estrategista do futebol, apesar de todo o problema com a torcida, isto graças a habilidade de sua diretoria de contornar tal situação.

O que será do Campeonato Carioca de 2009? Qual as perspectivas dos times para a Copa do Brasil? E a Sul Americana? Nossos times terão elenco pra brigar por esse título, sem correr o risco de não serem rebaixados no Brasileirão? É melhor priorizar, ou ter um bom elenco para disputar ambas as competições?
Acordem cartolas do Rio de Janeiro, os paulistas já saíram na frente mais uma vez. Aprendam com eles, isto não é vergonha. Vergonha é todo ano ver como se faz e não aprender.
Fotos retiradas do globoesporte.com

3 comentários:

  1. Realmente os times de São Paulo estão dando um banho nos cariocas. Aliás, não só os paulistas, como os gaúchos, paranaenses, mineiros...
    Os cartolas do Rio precisam acordar e correr atrás do prejuízo, porque nome e camisa não ganham jogo. É preciso estrutura, planejamento e elenco!

    ResponderExcluir
  2. Enquanto isso, falam em Adriano e Carlos Alberto na Gávea. Imaginem ...

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda acredito no futebol carioca. Quero ver se todos esses jogadores que "trairam" o futebol carioca vão se dar bem ano que vem.

    E o Newsfut aceita divulgar o blog de vocês.

    vlw abraço

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui, ele é muito importante e é o que motiva a levar o Rio Futebol adiante.

Muito obrigado!!