quinta-feira, 4 de março de 2010

O exemplo do elefante

Uma das coisas que considero mais incríveis na natureza é o comportamento do elefante na fase final da sua vida. Sabiamente, o animal, ao sentir que está chegando o fim, se afasta do grupo apenas esperando chegar o tal momento ou, então, uma onda de força e energia que o faça ter novamente um certo vigor para acompanhar os seus companheiros no dia a dia sem atrapalhar o rendimento do grupo como um todo.

Podemos adaptar (com algumas ressalvas, é claro) esse exemplo do elefante para a atual situação do zagueiro Ronaldo Angelim no Flamengo.

O defensor, tido pra mim como uma das melhores contratações feitas pelo clube da Gávea nos últimos anos, está em fase final da carreira, fazendo jogos muito irregulares (inclusive na campanha vencedora de 2009, porém a irregularidade foi disfarçada com o gol do título) e já não consegue mais atuar no mesmo nível mostrado nos anos anteriores.

Inteligente como sempre demonstrou ser, Angelim pediu para sair do time titular do Flamengo por entender que está comprometendo o desempenho da equipe. Tudo bem, a zaga não vive um bom momento e é injusto colocar toda a culpa da atual fase da defesa rubro-negra nas costas do camisa 4 mas, mesmo assim, palmas para o jogador, afinal essa é uma atitude extremamente difícil de ser tomada e de ser vista por aí.

Torço pra que Angelim se recupere e possa voltar a atuar em alto nível, pois é um atleta exemplar e merece muita consideração por parte da torcida do Flamengo mas, enquanto isso, espero que o exemplo do elefante inspire outros jogadores a fazer o mesmo...

Leonardo Resende
adm.riofutebol@gmail.com

Quer colaborar com o Rio Futebol? Entre em contato através do e-mail ou dos comentários!

19 comentários:

  1. Léo,
    concordo com vc! É um altruísmo muito grande o Angelim agir dessa forma...
    Vc viu o jogo ontem? Que futebol medíocre é aquele?
    Desse jeito não vamos ser tetra nunca!

    SRN

    ResponderExcluir
  2. Fala Leo, pois é cara voce deu um exemplo perfeito da situação do Angelin, um cara exemplar mesmo, em todos os sentidos, sempre foi muito profissional e com atitudes boas, e mais essa agora comprova isso, é muito dificil mesmo de acontecer uma situação dessa, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  3. Ah,se isto fosse comum aos jogadores de futebol!
    Belo exemplo do Angelim!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Angelim, fora de campo, é fantástico. A humildade do camisa 4 cativa qualquer um. Ele ainda é coerente com o que fala - exceto nas reclamações aos árbitros após os jogos.

    Mas dentro de campo Angelim não está nem um poucoi bem, desde o meio do ano passado. Estabanado, o zagueiro parece estar muito inseguro. Com o avanço da idade, ganhou experiência, mas perdeu MUITA velocidade e impulsão. Hoje, prefiro o Fabrício. Mas não deixo de torcer pelo sucesso de Angelim

    Abração cara

    ResponderExcluir
  5. É Cara, sou um admirador do Angelim e acho concordo quando afirmas que ele nao pode levar toda a culpa da ma fase da defesa.

    Essa dele pedir pra sair eu nao saibia. Vai ver pq eu sou vascaíno e nao acompanho muito o noticiario rubro negro... rsrsrsrs

    Pra mim o Angelim é um exemplo a ser seguido. Sou fã dele apesar de vascaíno!!

    Abraços

    Obs: Se precisar de colaborador, tamo aê!!

    ResponderExcluir
  6. Leonardo, concordo com vc que a temporada 2009 do Angelim foi salva com o gol do título. E ele acertou em sair do time. O Fabrício é jovem e já estava na hora de renovar.

    SRN

    ResponderExcluir
  7. Grande Léo! Fico feliz com sua volta ao blog. Sobre o assunto Angelim, peço licença para discordar de sua opinião. No início da temporada, Angelim buscou ao máximo a sua valorização ao renovar seu contrato com o Flamengo. Durante aproximadamente metade de um mês, sua renovação e seu aumento de salário foram assuntos na Gávea, aparecendo inclusive um suposto interesse do Corinthians em seu futebol. No início da temporada, Ronaldo Angelim mostrou um futebol completamente abaixo do seu nível, pior até do que aquele que apresentou logo após a aposentadoria de Fábio Luciano. A desculpa era a falta de forma física. Bom, Léo Moura não fez pré-temporada e está em excelente fase, tendo decidido inclusive a estréia do Fla na Libertadores. Isso pra não falar do Vágner Love, que sozinho realiza a marcação pressão do Flamengo, tamanho preparo físico. Por este motivo, em minha opinião, a atitude honrosa de Ronaldo Angelim seria treinar, treinar, treinar e treinar, para corresponder dentro de campo toda a valorização que ele pediu. Por fim, quero ressaltar que sou um grande fã do futebol do jogador, por isso estou indignado com o baixo nível que ele apresentou até o momento.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Leo

    Jura que não está vendo?

    rsrs

    Vai em Link lá em cima você tá lá!

    Clika Ctrl Alt F lá em links e escreve Rio Futebol, dai você acha!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Pois é, o Angelim fez bem ao tomar essa atitude, mesmo não tendo culpa da atual fase da defesa flamenguista. Tomara que os outros jogadores sigam esse exemplo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. leo assino em baixo de seu texto!

    Já está no ar a minha coluna para o blog flamnengo show,visite e comente:

    http://flamengoshow.blogspot.com/2010/03/sobre-nosso-elenco-do-ano-de-2010.html

    SRN!

    ResponderExcluir
  11. É um exemplo de zagueiro, um jogador leal e técnicamente quase perfeito... mas a idade vai chegando e naturalmente a forma não é a mesma, mas não tenho nada de ruim para falar de Angelim, marcou seu nome para sempre no Flamengo.

    Abraços!!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Isso não é nada comum mesmo, simplicidade e honestidade. :) Abraços, vá a meu blog...
    Bom fds...

    ResponderExcluir
  13. Ronaldo Angelim é exemplo de profissioanlismo. Merece todo respeito da torcida.

    Espero que ele volte a jogar bem e quem sabe não marque ais gols importantes como o do título do Brasileirão.

    Abração

    ResponderExcluir
  14. Angelim já é uma glória do CRF, um exemplo de caráter e profissional que sempre honrou o manto sagrado.

    "Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo"
    SRN, Luís Eduardo
    Blog Saudações Rubro-Negras- http://jlwrubronegros.blogspot.com/
    Blog SRN no twitter: http://twitter.com/LuisSRN

    ResponderExcluir
  15. Muito bom, Leonardo! Angelim usou de inteligência para saber a hora de parar, e de sair com uma boa imagem desse clube de tantas glórias.

    Se servisse de exemplo para tantos outros, não teríamos que aguentar ex-craques e ex-treinadores atuando mal e robando o espaço de novos talentos...

    Forte abraço!
    Adriano Berger

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    O meu blog ficou um tempo sem atualizações mas, agora, voltei com força total.
    Depois, se puder, dê uma passadinha lá.
    http://rivellenunes.blogspot.com
    Abraços e obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Muito provavelmente nao iremos encontrar esse comportamento em outro jogador, nao precisa nem ir muito longe para notar, Pet que qse nao faz jogos em um nivel aceitavel sempre fica irritado ao ser substituido ou barrado.

    isso é apenas uma amostra da simplicidade de Angelim, mas acho que nao da pra ele voltar a ser titular ao lado do Alvaro, ambos já tem idade avançada e o fabricio mostra ser um grande zagueiro

    http://www.futpaixaoearte.blogspot.com/
    http://futebolnabaixada.blogspot.com/
    http://bresportivo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Léo,
    Passando para te desejar uma semana maravilhosa e q para falar q estou com saudades de vc!!!
    Some não!!!

    SRN

    ResponderExcluir
  19. Olá, excelente blog.

    Como faço para ser colaborador?

    Grande Abraço.

    Meu e-mail é:
    healves@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui, ele é muito importante e é o que motiva a levar o Rio Futebol adiante.

Muito obrigado!!