sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Pra que tanta resistência?

É realmente impressionante que Joel Santana a essa altura da sua carreira e da sua vida ainda tenha que provar o seu valor no mundo da bola.

Tudo bem, o Natalino é uma figura folclórica, com jeitão descontraído (o que muitos consideram algo negativo para um treinador) e é extremamente simpático. É como se fosse uma espécie “Obina” dos técnicos, só que com um porém: o atual técnico do Botafogo pode não saber falar inglês, dar entrevistas em um tom mais engraçado, usar sua prancheta e ser rotulado como um treinador ultrapassado mas, há de se admitir, entende muito de futebol e tem estrela.

O seu currículo rico em títulos poderia falar por si só, mas, como sempre, ainda tem aquela turma que fica procurando chifre em cabeça de cavalo e pêlo em ovo.

A evolução do fraco time do Botafogo de 2010 tem a assinatura de Joel. A equipe agora joga com três zagueiros, fechando mais a defesa, explora o seu ponto forte: as bolas aéreas (sobretudo para o uruguaio Abreu) e ainda conta com uma grata revelação descoberta pelo treinador: o garoto Caio, que tem sido decisivo.

O alvinegro pode até estar (e provavelmente continuará) atuando de forma previsível, mas agora possui uma forma mais competitiva e consegue aprontar pra cima de adversários mais fortes, como no último confronto contra o Flamengo. É bom o Vasco abrir o olho, pois aquela equipe que sofreu aquela goleada histórica há menos de um mês já não existe mais.

Enfim, o que quero dizer é que mesmo com o fato de Joel já ter ganho muitos títulos e de ter dado uma cara totalmente nova ao time do Botafogo colocando a equipe, até então considerada carta fora do baralho, novamente no páreo pela disputa do título carioca de 2010, ainda tem muita gente que torce o nariz e faz cara feia pra ele. Afinal de contas, pra que tanta resistência?

Leonardo Resende
adm.riofutebol@gmail.com

22 comentários:

  1. Antes de comentar qualquer coisa, quero agradecer a volta do blog Rio Futebol, um grande blog, que eu entrava toda semana pra ver quando ele iria voltar.

    Sobre o Joel, ele é uma estrela no cenário nacional como técnico, mas falta um título de expressão como uma Copa do Brasil ou um brasileiro como treinador, algo que ele já conquistou como jogador pelo Vasco.

    Como treinador, seu maior título foi a Copa Mercosul em 2000, pelo Vasco, mas assumiu o time já na final, sem tanto mérito.

    Apesar da idade, acho que ele ainda consegue um título desse porte.

    Grande abraço e que o blog volte com toda força Leo

    ResponderExcluir
  2. Leonardo, meu amigo fiel e amante do futebol, cá estou lendo mais um ótimo texto seu!

    E tenho pouco a acrescentar porque você já disse tudo sobre Joel. Na minha opinião, em sua última passagem pelo Flamengo antes de aventurar-se na África, ele consolidou-se como a nova geração dos treinadores de alto escalão, juntando-se aos ascendentes Abel Braga e Celso Roth, muito competitivos.

    Aliás, nesse escalão estamos vendo a baixa de Wanderley Luxembugo e Leão, que definitivamente não são mais os mesmos. E Muricy que não se cuide para ver... a ele também falta um grande título como o mundial de Abel Braga.

    Grande abraço!
    Adriano Berger

    ResponderExcluir
  3. Caro Leonardo;
    A sua presença na blogosfera é essencial e fico muito feliz com seu retorno.
    Logicamente que os textos rubro-negros são aqueles que realmente me interessam, tenho que admitir ha ha ha...
    Hoje comprei o pacote de ingressos para os três jogos do Mengão na Libertadores.
    Na 4a que vem a nação vai invadir o Maraca.
    Vai para cima deles, Mengô!
    "Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo"
    SRN, Luís Eduardo
    Blog Saudações Rubro-Negras- http://jlwrubronegros.blogspot.com/
    Blog SRN no twitter: http://twitter.com/LuisSRN

    ResponderExcluir
  4. Bom parceiro, a resistencia do Joel parte pelo ponto que ele é um treinador disso dai mesmo, apagar incendio

    ganhar carioca é a especialidade dele
    mas quando a competição é muito importante ele nao leva nenhum titulo

    o unico campeonato brasileiro que ele ganhou foi o de 2000 pelo vasco onde só dirigiu o time em 2 ou 3 partidas e teve o de 2007 que valeu quase como um titulo mas pego o time para apagar o incendio.

    Vale lembrar também as suas eliminaçoes de libertadores e por ai vai.

    o dia que ele ganhar + que um carioca acredito que ele será mais respeitado.
    até pq, um turno de carioca varios outros treinadores já conquistaram pelo Botafogo.

    obs: acho que vc nao entendeu no meu post quando eu me referia a investidores (me referia apenas a traffic, sonda e outros grupos do tipo que colocam jogadores e depois vendem e não das empresas que fecham parceria pagando salarios ou dando dinheiro a empresa).
    vlw abraçao
    e bom retorno

    ResponderExcluir
  5. Leonardo,

    fez falta a presença do Rio Futebol neste espaço. Acho que as pessoas não costumam levar mais a sério o Joel só porque ele é uma figura tipicamente do Rio. Quando foi dirigir o Corínthians, a experiência não foi das melhores.

    Vou enaltecer mais um pouco: o Vasco tinha um timaço em 2000 montado pelo Oswaldo de Oliveira. Mas a sacada do Nasa pro Viola entrar na segunda etapa quando o Vasco ainda perdia pro Palmeiras e jogava com dez na final da Mercosul deu a ele uma boa porcentagem na "virada do milênio".

    Abraços,

    Vinícius Faustini

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre achei o Joel um bom treinador.Mas ainda quando eles nos livrou da segundona e nos levou a Libertadores.Não culpo ele muito sobre aquele episodio do America do mexico.Esse episodio de quarta só me fez mais admirador de seu trabalho.

    Acho que vai dar fogo e como bom rubro-negro vou torcer contra nossos vices eternos.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. O Joel é um grande treinador. Fez um trabalho muito bom quando passou pelo Flamengo e parece que está conseguindo ajeitar o time do Botafogo. Infelizmente, terei que torcer contra o time que ele está treinando... rs.
    Leonardo, é muito bom ver o Rio Futebol atualizado novamente! que bom que voltou!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Finalmente voltou. Já era hoa, passei hj mesmo pelo seu blog e li a mensagem de "fora do ar", pouco tempo depois recebo sua visita e a notícia de sua volta.

    Qnt ao Joel, no último programa do MFC elegi ele o craque da rodada. Pelo seu jeito simples, simpatia, liderança e compet~encia de motivar um elenco. Ele é bom treinador, não é excelente, mas faz os jogadores jogarem com paixão e isso é essencial.

    Abços e SRN

    ResponderExcluir
  9. O Joel é o cara que, de toda a esfera que envolve o futebol carioca, é o que mais merece respeito. O que ele já fez pelo futebol do Rio é uma coisa absurda, mandou bem em todos os quatro grandes.

    Sem contar o jeitão dele, que é muito legal ressaltar isso num treinador, que é uma posição muito ingrata.
    E não acho que seja tão negativo assim um técnico ter um jeitão descontraído. Leia-se Muricy Ramalho, que amava dar patadas em toda entrevista (pergunto-me eu a troco de quê!)

    Abração Leo!!

    http://deprimafc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Léo,
    Andavas sumido!!! E voltou com a corda toda né???
    Eu concordo com vc!!! Se o Vascaiu não abrir o olho, esse vai ser furado pelo Joel!!!
    Se o Joel corrigir os erros da goleada, o Foguinho tem tudo prá vencer o time da prepotência!!!
    Eu fiz um post no meu blog sobre isso: O Joel venceu o Andrade, em cima dos próprios erros dele!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Fala Leo,

    Que bom que voltou ao mundo dos blogs. Agora teremos como voltar a debater os assuntos referente ao clubes cariocas.
    Comentar sobre o Joel é fácil, é o estilo do treinador que acolhe todo mundo, e isso faz a diferença.
    Porém, o seu currículo é rico em titulos estaduais ( Carioca) isso não tem tanta importância em território Nacional. Por exemplo, o Andrade já é campeão Brasileiro isso contará mais pra ele do que pro Joel.

    Abs.

    www.ConfionoMengao.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olha Leonardo, o cara é bom e pronto, não sei porquê grande parte das pessoas ainda o subestima. Bem-vindo de volta amigo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi,Leo!
    Quem bom ver vc novamente!
    Fique aí,não saia...rs
    Eu sempre acreditei no trabalho do Joel.
    Abraço e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  14. Opa Léo, que bom que voltou cara, pois é o Joel Santana é um desses caras que tem que matar um leão por dia, ele é realmente uma figura, eu morro de rir com ele as vezes, a prancheta é sua marca registrada e acho que voce deveria ter colocado uma foto dele ai com a prancheta, ahuahuauhauhhuahua. abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  15. CARA, O JOEL É CONTROVERSO E NÃO FAZ O PAPEL D QUE A INDUSTRIA DO FUTEBOL quer...tipo ele escala seu time, não aceita ionterferências e é bom no que faz...pena que esteja do outyro lado hoje e que o vasco vai fazer ele chorar...rs pelo menos eu espero......vai lá no maldita: temos post rockeiro - segredos e lendas do rock...abs,leandro

    ResponderExcluir
  16. Acabei de linkar seu blog, no meu...

    Se você linkar tá um toque no blog lá!

    Valeu

    http://jogandohumor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Joel mostrou que é mesmo o rei do Rio. Ele é o cara,

    SRN

    ResponderExcluir
  18. Joel tem um jeito bacana de treinar, ele é tipo um paizão. Seu jeito extrovertido é muito bacana, e seu inglês...incomparável. rs

    Sempre achei bacana ele usar a prancheta, um método legal. Porém acredito que falte algo pra ele, como você mesmo disse, muitos ficam com um pé atras com ele...não sei porque.

    Desculpa aí pela demora na visita, vários posts vem aí.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Acho que o Joel não está no Top dos treinadores, mas o Joel é diferente.. não precisa de Top, simplesmente é o Joel!!

    Abraços!!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. leo,

    tracei um histórico do flamengo na copa libertadores ,na colua do sturt, no blog flamengo show.Visite e comente.

    http://flamengoshow.blogspot.com/search/label/Coluna%20do%20Sturt

    toda quinta feira!

    ResponderExcluir
  21. Fala Leonardo,

    Nosso retorno foi praticamente odêntico, é bom estar de volta, não é?

    Quanto ao Natalino, essa fama de "bombeiro" a qualquer momento vai cair, pois trata´se de excelente treinador. Espero que caia já este ano. Consegue adivinhar o porque? rsss

    Grande abraço e SAN!!!!

    ResponderExcluir
  22. Não tem jeito, Joel é a cara do Rio. Ele conhece todas as malandragens do nosso futebol.

    Infelizmente não deu certo na África... Maldita hora q ele resolveu voltar tbm hauhauhuhauhau

    Gosto mt dele e tbm não entendo pq ainda tem gente q torce o nariz pra ele.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui, ele é muito importante e é o que motiva a levar o Rio Futebol adiante.

Muito obrigado!!