quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Quanto pesa a camisa rubro-negra?

Leonardo Resende
Em meio à toda badalação em torno do confronto entre Brasil x Chile, algo muito me chamou a atenção ao analisar alguns dos jogadores que deverão entrar em campo no duelo de hoje a noite.

O que Julio Cesar, Juan, André Dias, André Santos, Felipe Melo, Diego Souza, Adriano e Diego Tardelli tem em comum?

A resposta é simples, todos eles tiveram passagens pelo Flamengo e, com excessão de Julio Cesar, Juan e Adriano, nenhum deles conseguiu brilhar com a camisa do clube da Gávea. A maioria, inclusive, foi embora pela porta dos fundos sem deixar nenhuma saudade no torcedor.

É engraçado ver como o mundo dá voltas. Hoje, aqueles mesmos jogadores que foram dispensados pelos dirigentes do Flamengo, vestem a amarelinha e brilham por seus clubes atuais.

Afinal, o que pode explicar esse tipo de situação? É azar, incopetência da diretoria, impaciência da torcida, poucas oportunidades de mostrar trabalho ou a camisa rubro-negra realmente pesa no ombro dos jogadores que a vestem?

23 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nisso.

    Não tenho a minima ideia do que pode explicar isso também.

    Não tinha a minima idéia que diego souza já jogou pelo mengo.

    abraço


    gustavo


    www.jogodocraque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. pois eh, o fla tem uma diretoria merda e interesseira a mt tempo...
    fazer o q ne

    ResponderExcluir
  3. Muito bem lembrado Leonardo, todos vestiram a camisa do Flamengo, mas eu acho que isso tem a ver mais com a fase dos jogadores que algumas vezes estao mal e outras estao bem, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  4. Olha... Eu nunca tinha parado pra pensar sobre isso. Não sei se dessa vez a culpa é da diretoria. Mas da torcida eu digo que não. Nós temos paciencia de mais até. Talvez azar do Fla mesmo. Uma má fase dos jogadores. Bem, eu realmente não sei o que dizer sobre isso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. E ai,
    não sabia que o andré dias e o cleiton xavier haviam jogado pelo Flamengo. Mas, eu acho que é falta de oportunidade. No caso do Tardelli, pelo menos, sim. Ele disputava a titularidade com o Obina, e quando tava num momento bom se contundiu. Mas, a verdade é que ele jogava um jogo sim outro não. Não tinha uma sequência.....
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Não tinha pensado nisso!

    Parabéns pela lembrança!

    hehehehh

    Abraços

    Pedro

    _________________________________
    Vistem o blog Coxamor

    http://coxamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Incompetência dos dirigentes e impaciência da torcida.

    ResponderExcluir
  8. É aquela coisa que eu sempre digo. O Flamengo pode até fazer craque em casa. Mas eles não sabem como preservá-lo para que estourem com a camisa rubro-negra. Aí, já viu, estouram em outros ares.

    Fierro jogar bem hoje? Sinceramente, acho muito difícil...

    Abraços,

    Vinícius Faustini

    www.otempoeoplacar.blogspot.com

    www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

    www.emocoesrc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Talvez o fato dos que deram certo terem sido criados na Gávea.

    O que o Flamengo perdeu de dinheiro com esses atletas que não deram certo não está no gibi.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Leonardo,boa pergunta!Talvez incopetencia!Talvez esses jogadores eram muitos jovens!Mas na minha opinião são simples coincidencias,que jogaram no momento errado no Flamengo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. É incompetência da diretoria. O Flamengo precisa de reformulação interna urgente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Jogar no Flamengo deve ser muito bom... treinos leves e ainda pode render uma seleção...

    me adicona aí:

    www.camisa09.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. concordo em partes com o que vc diz.

    Diego Souza veio do Flu como promessa junto com Juan e Toró, jogou mais que no Flu, por isso meteu o pé. E uma lembrança é que o Toró que era o craque da leva, promessa eterna.

    E o Tardeli nem falo nada, o maluco jogou para D+ no Mengão, e quando saiu, toda a torcida ficou desapontada, foi mais um que ralou por conta dessa diretoria imcompetente, lembro que o dinheiro que ele rendeu pagou o resto do contrato do Bruno inda ajudou a pagar o salário da cabeçada na Gávea.

    Mas o que você falou também não é errado, me lembro da seleção do Fla no ano do centenário. Juninho Paulista, Edilson, Denilson, o Papa, Maycon Jackson, ...

    Não ganhou nem campeonado de arremesso de gafanhoto de Pinapaporaima do Norte.

    O Fla tem dessas coisas inesplicáveis, depois que Chico Xavier morreu eu não tenho mais esperança nenhuma de que alguem entenda o que acontece nessa tau de Gávea.


    E tenho dito.

    SRN

    ResponderExcluir
  15. Leonardo, primeiro quero agradecê-lo pela frequente visita em meu blog, onde é muito bem vindo com ótimos comentários!

    Sobre a questão do post, acho que o treinador e a oportunidade dada a cada jogador no esquema tático são o grande diferencial para quem fica, para quem sai e para quem dá retorno financeiro ao clube. Veja que Valdívia estava em lua de mel no verdão, ganhou título, e depois parou de apresentar o bom futebol... culpa de diretoria? Duvido. O mesmo ocorreu com Hernanes no SPFC (que ainda está devendo em campo), e muitos outros que poderíamos lembrar. Alguns jogadores se desmotivam porque querem chegar logo na Europa, como o zagueiro Miranda, quando o clube tenta valorizá-lo mais um pouco (é disso que os clubes brasileiros vivem...), e assim o bom futebol acaba e o cara acaba indo pra Ucrânia. Com sorte retorna ao Brasil e mostra sua capacidade num clube grande novamente, como Kleber do Cruzeiro.

    Portanto, acho que a diretoria do Flamengo não é de tudo culpada por quem fica e quem sai, pois muitos aspectos táticos, administrativos e mercadológicos estão envolvidos. Mas isso não os exime de tantos erros cometidos no decorrer dos anos, principalmente de não conseguir manter a competitividade e o peso da camisa rubro-negra, a ponto de provocar maior orgulho e desejo nos craques para vesti-la e defendê-la.

    Se fosse jogador, pelo mesmo salário defenderia o Vasco ou o Inter? O Botafogo ou o Corinthians? O Fluminense ou o Cruzeiro? Essa é a diferença entre optar pela glória do passado, a certeza do presente ou pela oportunidade do futuro...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  16. O Adriano falou bem. Mas, acho que no Flamengo essa situação é amplificada. Estou de longe, mas acredito muito que role muita condescendência e falta de seriedade ao time da Gávea, como o ocorrido na Libertadores do ano passado, quando o time podia perder de 2 a 0 e o pessoal exagerou na comemoração do título carioca e entrou em campo desconcentrado.

    A desorganização do clube e os pagamentos atrasados contribuem e muito para o jogador não render dentro de campo o que se espera dele. Muitos não jogam por identificação com a camisa e sim por identificação por quem paga as contas.

    Posso estar sendo um pouco radical, mas não acredito que seja apenas coisa do destino.

    Abraço,

    Entrem e comentem sobre a situação da nossa seleção: http://blogcraquesdebola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Leonardo, acho que tudo está ligado, mas como no Corinthians, as coisas são muito mais pesadas, digo as cobranças e as pressões, o cara não pode perder 3 gols ou errar 4 passes que já se ferrou.. e se for num clássico pior ainda.
    Mas é um conjunto e não algo isolado.

    ResponderExcluir
  18. Excelente o post!!!

    Não sei o motivo desses jogadores não terem dado certo no Flamengo, mas acho que uma das explicações é a pressão que existe no Fla que é exagerada algumas vezes.

    Isso atrapalha o rendimento do jogador.

    Abraços, Jessica Corais

    ResponderExcluir
  19. Sou caricaturista e gostaria de entrar em contato com vc.
    Vc tem um e-mail de contato??
    moreira.felipe91@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Por mais que esses jogadores na época não jogavam nada, o Flamengo não deu uma estrutura adequada para seus atletas, é simples, se eles consguiram dar a volta por cima e chegaram na seleção, não tenha sombra de dúvida que a estrutura onde eles estão é bem melhor..

    Abraço Resende!!!

    ResponderExcluir
  21. Resende, dentre os motivos apresentados por você, acho que o que menos pode ser é sobre peso da camisa.

    Alias, essa lenda que criaram de peso da camisa rubro-negro é uma das maiores falacias do futebol.

    O clube não tem estrutura? A camisa pesou...

    O clube não paga em dia? A camisa pesou...

    O clube não faz planejamento? A camisa pesou...

    Os caras são obrigados a treinar num local onde o chuveiro é uma porcaria e tem entulho de obra pra todo lado? A camisa pesou...

    Quanto pinta algum problema interno, o clube é incapaz de dar respaldo pra que isso vaze pra imprensa? A camisa pesou...

    Quando uns jogadores se acham dono do time e outros, menos conhecidos e badalados sofrem as consequencia, a camisa pesou...

    Assim é muito fácil ser dirigente do Flamengo. Qualquer problema que pintar, é só jogar uma lorota pra torcida que fulano de tal não aguentou o peso da camisa e não tem condições de jogar no Flamengo...

    Isso não passa de lenda!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Diego Souza jogou bem no Fla,só que meteu o pé logo,Diego Tardelli também tava bem no Mengão,quando derepente...Atlético MG.

    Camisa do Flamengo pesa mas do que a de Seleção !

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui, ele é muito importante e é o que motiva a levar o Rio Futebol adiante.

Muito obrigado!!