quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Para (tentar) salvar o ano

Leonardo Resende

Já dizia o velho jargão popular que nada melhor que um novo amor para esquecer o outro. Adaptando essa frase ao mundo do futebol, podemos dizer que nada melhor do que uma competição para “esquecer” a outra.

Lutando arduamente para escapar do rebaixamento, Botafogo e Fluminense encontram na Copa Sul-Americana a oportunidade de salvar o ano de 2009 ou, ao menos, tentar fechá-lo de maneira digna.

Se no Brasileiro ambas equipes estão mal das pernas, na competição continental a história parece caminhar para um lado diferente. O Glorioso obteve um bom resultado em casa contra o Emelec (2x0) e leva grande vantagem para o jogo de volta, podendo até arriscar-se a escalar um time misto para poupar os titulares do cansaço da viagem.

Já o tricolor, complicou-se nos seus próprios erros e apenas empatou com o fraquíssimo Alianza Atletico por 2x2. Se o placar não foi muito bom, resta de consolo saber que o duelo será decidido no Maracanã, não haverá desgaste de viagem e que a equipe peruana é muito inferior ao time das Laranjeiras, que não deve encontrar grandes dificuldades para bater o adversário.

Se tudo der certo, tanto Botafogo quanto Fluminense, devem se classificar para as quartas de final, o que será um grande incentivo, inclusive financeiro, para que ambos os clubes busquem forças para reagir no Brasileiro. Quem sabe até não pinta uma surpresa e um dos dois clubes fature a Sul-Americana?

Ah sim, aproveitando o embalo, fica aqui a pergunta: o que você como torcedor preferiria, o título da competição continental ou a permanência na Série A?

21 comentários:

  1. Ai, se esse time que o Fluminense é muito inferior ao proprio Flu, então ta feia a coisa mesmo pro tricolor que nem assim vence, acho que os dois vão passar de fase mas depois a pedreira sera maior e acho que só vai atrapalhar os cariocas na luta pra fugir do rebaixamento, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  2. O Botafogo tem que priorizar o Brasileirâo, pois tem boas chances de escapar do rebaixamento. Já o Fluminense, que para mim não escapa do rebaixamento, pode dar maior atenção a Sul-Americana, mas não terá força para ir muito longe também.

    ResponderExcluir
  3. Díficil mas prefiro a permanência na serie A. Só resta para ambos a sul-Americana e acredito que ambos poderão buscar forças para reagir no Brasileirão se fizerem boas campanhas na competição continental.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. É como se costuma dizer: só leva a sério a Sul-Americana, quem não tem qq pretensão no brasileiro. Mas quem sabe essas vitórias turbinem os times no brasileiro.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  5. Acho que nenhum dos dois vai muito longe não, e isso servira apenas para magoar ainda mais o torcedor.

    Gostei muito de teu blog, vamos fazer parceria sim, já te linkei, espero que faça o mesmo ok???

    abçoss

    ResponderExcluir
  6. olá Leonardo, parabéns pelo blog, que aliás já adicionei....

    o Botafogo venceu mas não convenceu, pois o adversário era fraco demais...já o FLU até que foi guerreiro de empatar fora de casa...

    abraço!!

    ResponderExcluir
  7. Leonardo,

    Valeu a visita, e o link já está lá!

    Quanto ao post, o Botafogo não pode se dar ao luxo de dispensar nada. A Sula traz grana, e dependendo de onde chegarmos prestígio. Já o Brasileirão é obrigatória a permanência, ou seja, temos que brigar nas duas frentes e parar de frescuragem, jogar quarta e domingo não mata ninguém.

    Obs: Estou seguindo o seu Blog também.

    Abraço e SAN!!!!

    ResponderExcluir
  8. Para o Botafogo, a Sul Americana é lucro. Não creio que o alvinegro caia, mas o Flu acho que é questão de tempo sair da competição continental e este já era.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá, amigo.

    O que acha de uma parceria de links?

    O seu já está adicionado em meu blog.

    www.futebolcariocaoficia.blogspot.com

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Cara, o time do flu é fraco, mas se estivesse com os atletas ciontratados ao dispor não seria pior do que atletico pr, nautico , sport e santo andré por exemplo, brigaria pela intermediaria da tabela, idem botafogo, que empata demais por não ousar...abs,leandro

    ResponderExcluir
  11. Acho que não há necessidade (ainda) de se escolher entre título da Sulamericana e permanência na série A. Uma, pq acho que o Botafogo não vai cair. Outra pq acho complicado o título da Sulamericana, mesmo que estivesse bem no Brasileiro.

    A sulamericana tá servindo de injeção de ânimo ao time? Então que jogue ambas com prioridade, e com time titular.

    ResponderExcluir
  12. Ola tudo bem?
    Adorei sua presença no meu blog,
    volte sempre :P

    já adc seu link no meu blog..
    beijão

    ResponderExcluir
  13. O resultado do Botafogo foi totalmente excelente.

    Infelizmente não posso dizer o mesmo do resultado do Flu, empatar com um time que ameaçou não jogar por falta de pagamento e que é o penultimo no campeonato peruano mostra a fragilidade desse elenco.

    Caso passem de fase, o Rj tem tudo para ter um campeão sulamericano, já que alguns favoritos já deixaram a disputado. Acedito ser dificil, mas como tem coisas que só acontecem com o Botafogo, é melhor sempre acreditar.

    flw abç

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pela coniderações, Leonardo! Já está linkado! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  15. Prefiro, sempre, a permanência na serie A. Aqui na Argentina somente 3 times sempre jogaram na A: Boca, River e Independiente.

    Leonardo, combinado! Seu blog já está na minha lista de links!
    Um abraço desde Buenos Aires!
    Sebastián

    ResponderExcluir
  16. É uma pergunta difícil. Mas acho que o Botafogo pode se safar da segundona e ganhar a Sul-Americana. Já quanto ao Fluminense não tem jeito mais. Tá fadado à segundona, para pagar uma dívida com a moralidade, uma vez que ele subiu na maracutaia da CBF.

    ResponderExcluir
  17. Pra mim o Fluminense já caiu e não acredito que o time vá longe no torneio continental, pois mostrou fragilidade mesmo enfrentando um dos piores times do Peru.

    Já o Bota, acho completamente possível que permaneça na série A e que chegue um pouco mais longe na Sulamericana. Só precisa ser mais ousado no nacional e não repetir as bobeadas quando jogar a competição internacional.

    Abraço, Resende!

    ResponderExcluir
  18. Já tá lá o link!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Bacana o blog. Podemos sim fazer uma parceria. Vou adicionar o Rio Futebol aos recomendados do Marcação.

    Quanto à matéria: os dois podem buscar um algo mais na Sul-Americana, mas tem que se cuidar para não acabarem rebaixdos no Brasileiro. Principalmente o Botafogo. O Flu já era.

    ResponderExcluir
  20. Leonardo, acabei de te linkar lá no MFC. Vou linkar tb no http://mengãoguerreiro.blogspot.com

    Abços

    ResponderExcluir
  21. Estes clubes cariocas não tem o elenco tão ruim. Mas dentro de campo é de chorar o futebol. A Sul-Americana pode salvar o ano.. Por mais que seja dificil se alegrar nesta competição...

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui, ele é muito importante e é o que motiva a levar o Rio Futebol adiante.

Muito obrigado!!