quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Os esquecidos

Leonardo Resende

Imagine uma geração de juniores que venceu quase tudo o que podia e teve diversos jogadores apontados como futuros craques por dirigentes do clube. O que esperar desses garotos quando completarem a idade para incorporar o elenco profissional? Que entrem, se entrosem e arrebentem, certo? Errado!

Os torcedores rubro-negros que costumam acompanhar as notícias do clube, com certeza já ouviram falar em nomes como Vander, Kayke, Renan Silva, Davidson, Anderson Bamba, Antônio e Vinícius Colombiano.

Pois todos esses jogadores e sua geração (dos nascidos em1988 e 1989), apesar de todas as conquistas e alegrias obtidas nas categorias de base, foram esquecidos e sequer aproveitados no time principal.

O presidente em exercício do Fla, Delair Dumbrosck, alegou que, infelizmente, toda essa “fornada” de jogadores não tinha condição de jogar nos profissionais porque todos os atletas eram fracos fisicamente (fruto da falta de estrutura do CT de Juniores rubro-negro).

Interessante e sincera a declaração, mas aí eu pergunto: foi preciso esperar os jogadores “se formarem” para alguém no clube perceber isso? Será que nenhum desses garotos, ainda com seus 20, 21 anos, pode fazer um programa intensivo de fortalecimento muscular, como acontece com jogadores que vão para a Europa?

Eu não sei não. Tudo isso está me parecendo mais um show de incompetência da diretoria rubro-negra. Logo vai aparecer um clube (até mesmo do Brasil) interessado em um destes jovens e não duvido muito que com trabalho e oportunidade, algum deles possa brilhar e deixar dirigentes da Gávea literalmente chupando dedo.

Ah sim, sabe aquele velho e conhecido slogan “Craque o Flamengo faz em casa”? Pois parece estar está perdendo sua força a cada dia que passa.

20 comentários:

  1. É possível fazer com que esses jogadores tenham uma boa estrutura física e aproveitá-los no profissional, só basta vontade para a diretoria. Esse é o problema do Flamengo, falta de vontade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Depois de lançar A Mesa Redonda nas mais altas rodas da blogosfera nacional, regresso à minha casa, ao Águia de Ouro, que criei no dia 25 de Abril de 2007, desta vez não estou sozinho e vou trazer alguns amigos benfiquistas comigo.

    Com um novo design e uma mais diversa e especializada opinião, o Águia de Ouro volta com mais força do que nunca.

    Visitem, comentem e desfrutem:

    http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

    No ultimo post os 5 torneios ganhos pelo SLB até agora...

    ResponderExcluir
  3. Os clubes não aprendem que é preciso investir na base do clube.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, a política do Flamengo é essa. Perdi as contas de quantos jogadores foram revelados pelo rubro-negro (ou renegado por eles), e brilham em outros clubes daqui e do exterior.

    Passa no meu blog cara, acompanha tudo sobre as quatro divisões do Brasil:

    http://esporteeevida.blogspot.com

    Abraço, valeu!

    ResponderExcluir
  5. Acho que clubes grande tem que apostar muito nas categorias de base, eu penso assim ó, se é pra errar com um jogador com seus 30 e poucos anos e salarios de 100 mil por mes, eu prefiro errar com jovens de 19 e 20 anos com salarios de 5 mil, e ainda correndo risco do cara se destacar a ser vendido por 10 milhoes de euros.
    abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  6. Cara....ando meio por fora de categorias de base, mas se esses garotos forem mesmo talentosos, eles nem vão poder subir para os profissionais, já estarão sendo negociados pra fora

    ResponderExcluir
  7. A cada dia que passa os clubes investe menos na base.

    Este slogan do Flamengo já caiu por terra a muito tempo, infelizmente.

    Abraços, Jessica Corais

    ResponderExcluir
  8. Esquecidos e mal aproveitados, mas que tb tem sua parcela de ciulpa, pois aceitam entrar na fogueira e qd entram não dão conta do recado. por exemplo: Alan Kardec no vasco não teve chances? teve ... e qd as teve nada fez... e no fla isso tb ocorre, uma pena, mas realidade é obo comendio lobo... rs abs, leandro

    ResponderExcluir
  9. Com o Botafogo é a mesma coisa.

    saulobotafogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Faço das minhas, as palavras da jéssica.


    abração leonardo!!!

    www.jogodocraque.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  11. Falta de que?
    De estrutura e fortalecimento na base...
    ABS!

    ResponderExcluir
  12. As vezes esses jogadores fazem uma partida no time titular, joga mal e é esquecido... como sempre falta planejamento nas divisões de base Resende..


    Abraço Resende e quando você tiver tempo passe no meu blog que estréia um quadro novo.

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Isso é outra coisa que entristece!

    Todas as riquezas do Flamengo estão sendo distruídas... Quero ver quando o clube não tiver mais a torcida que tem...

    Quer ver retrocesso? Basta olhar pra administração do Flamengo...

    ** Entrevista com o Peixe
    http://pitacosdobodaum.blogspot.com

    Abraço, Resende!

    ResponderExcluir
  14. http://sudamerica-futbol.blogspot.com/

    Los invito a opinar sobre el encuentro entre argetina y brasil.

    y a votar en la encuesta.

    http://sudamerica-futbol.blogspot.com/

    saludos!!!

    ResponderExcluir
  15. Tem que olhar com mais carinho para as categorias de base. O futuro do futebol. Confira minha entrevista no Pitacos do Bodaum.
    Mande suas perguntas para o quadro: "Pergunte ao ET" no e-mail: pergunteparaoet@hotmail.com
    http://esportetotalbh.blogspot.com/
    Valeu.

    ResponderExcluir
  16. Leonardo, na verdade o slogan do Flamengo mudou: "craque o Flamengo faz em casa, vende barato e compra caro". Infelizmente essa é a realidade rubro-Negra.

    Dei uma sacaneada nos tricolres lá no MFC. Depois dá uma conferida.

    SRN

    ResponderExcluir
  17. A mulecada da base do Flamengo é muito boa,só que nós últimos anos são poucos os muleques que subiram pro profissional com um bom porte físico.

    Flamengo estrutura zero,concordo !

    ResponderExcluir
  18. é a lei da matéria prima e produto feito.
    aqui agente planta a laranja, faz o suco, manda pro exterior por 1 real e compra a caixinha por 5 no mercado. Não é diferente em nada no mundo do futebol.

    Agente faz o moleque, dá a bola pro cara, prepara o futebopl da criança e passa por 1 pila pros gringos. Os caras vão, colocam corpo no moleque e dão a fama internacional pro cara e, se um dia ele voltar, vem por 12 pilas ou então emprestado.

    é a vida irmão, enquanto o futebol, não digo carioca, mas brasileiro for desorganizado e mau estruturado como é, as coisas vão ser sempre assim.

    e tenho dito.

    SRN

    ResponderExcluir
  19. Tirou uma folga no feriado, né Resende... Hehehe

    Foi curtir uma praia nesse feriadão ensolarado que fez no RJ?

    Aproveita e dá uma passada lá no "Futebol, música, etc"

    ** Ouçam mais uma edição do DEBATSPORTS

    http://futebolmusicaetc.blogspot.com

    Abração Resende

    ResponderExcluir
  20. Realmente essa história de falta de massa muscular prova a incompetência da diretoria do Flamengo. Agora, creio que em uma situação tão ruim como a do Fla, colocar esses garotos iria apenas queimá-los como foi feito com outros que entraram.

    Abraços

    (FUTMG)

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui, ele é muito importante e é o que motiva a levar o Rio Futebol adiante.

Muito obrigado!!